sexta-feira, 9 de novembro de 2012

Campanha “Conte até 10” pretende diminuir crimes cometidos por impulso



O Ministério Público de Goiás lança nesta sexta-feira a campanha “Conte até 10. Paz. Esta é a atitude”, que tem o objetivo de alertar para a ocorrência dos chamados “homicídios por impulso”, ou seja, assassinatos que resultam de motivos banais como uma “fechada” ou buzinada no trânsito, um empurrão na porta da escola, um comentário infeliz em um bar, por exemplo. O lançamento em Goiás ocorre um dia depois do lançamento nacional, em Brasília, feito pelo Conselho Nacional do MP (CNMP). O evento será realizado no Colégio Estadual Aécio Oliveira de Andrade, no Setor Urias Magalhães, Goiânia.

A campanha foi idealizada pelo CNMP e pelos MPs estaduais dentro da Estratégia Nacional de Justiça e Segurança Pública (Enasp), que, por sua vez, é fruto de parceria com o Conselho Nacional de Justiça e o Ministério da Justiça. O material publicitário será divulgado por aproximadamente quatro meses.

Dados

A Enasp aponta que mais de 50% dos homicídios em vários Estados brasileiros têm motivações por impulsos ou motivos fúteis, não diretamente associadas à criminalidade (variação nacional entre 25 e 80%). Pelo divulgado hoje (8/11) pelo CNMP, com dados enviados pela Secretaria Estadual de Segurança Pública de Goiás (período de 1º/1/2012 a 30/9/2012), em Goiânia, do total dos homicídios, os motivados por futilidades ou por impulso chegaram a 53,90% dos casos classificados (compreendendo os passionais, vias de fato e acertos de conta), sendo crescente no Mapa da Violência o aumento de jovens sem histórico de violência acusados desses crimes.




A campanha é estrelada por lutadores renomados do Ultimate Fighting Championship (UFC), como os campeões mundiais Anderson Silva (peso-médio) e Júnior Cigano (peso-pesado), e os judocas Sarah Menezes, campeã olímpica em 2012 e Leandro Guilheiro, duas vezes campeão olímpico. Os atletas não cobraram cachê para participar da campanha na qual passam a mensagem de paz e de não reação em situações de possível violência.


Para o anúncio, foram produzidos vídeos, jingles e cartazes para orientar professores sobre como tratar o tema da campanha em sala de aula. Também serão realizadas visitas a escolas públicas em todo o Brasil, em parceria com os Ministérios Públicos estaduais e demais integrantes da Enasp. O material didático sobre o tema está sendo elaborado em parceria com o Ministério da Educação (MEC).
Um estudo inédito sobre as motivações dos homicídios cometidos entre 2011 e 2012 em 11 estados brasileiros, a partir de dados das Secretarias de Segurança Pública, será apresentado durante o lançamento da campanha.
 
O objetivo é identificar, dentre o total de assassinatos com classificação de motivos, a proporção dos decorrentes de ações por impulso. Segundo o Conselho, o número é superior a 50% em alguns casos.

Um comentário:

  1. Dani, infelizmente nos dias de hoje tem que se contar pelo menos até 100..

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