?!Curiosidades!?


Sadako Sasaki (1943-1955): Paz no Mundo


 Sadako Sasaki
Todos os dobradores conhecem a história de Sadako, a menina que estava em Hiroshima quando a primeira bomba atómica foi lançada sobre a população humana, no final da II Guerra Mundial, a 6 de Agosto de 1945. Sadako sobreviveu à explosão mas aos 12 anos, quando era uma jovem corajosa e atleta, adoeceu devido aos efeitos da radiação e foi-lhe diagnosticada uma leucemia.
Sadako acreditava numa crença tradicional japonesa de que uma pessoa doente se dobrar um milhar de grous de papel cura-se. Por isso, Sadako começou a dobrar grous de papel, mas a sua saúde não melhorava.
 

Monumento às crianças no Parque da Paz em Hiroshima 


Cada grou que ela dobrava era como uma prece. Dizem que, ao dobrar cada um dos grous, ela dizia-lhe: "Vou escrever Paz nas tuas asas e vais voar à volta do mundo". E assim a sua prece era não só pela cura e pela felicidade, mas também pela Paz.

Sadako não viveu para dobrar todos os seus mil grous e os seus companheiros de escola completaram a tarefa. Mas o caso de Sadako e de muitas outras crianças em situação idêntica chegou ao conhecimento de todo o Japão e foi criado um fundo para construir um instituto para o tratamento das vítimas das radiações.
Criaram, em Hiroshima, o Parque da Paz, em 1958, onde ergueram um monumento à criança e à Paz no Mundo.

Milhares de Grou a enfeitar o Monumento à Criança 

  
O grou de papel transformou-se num símbolo de paz e reconciliação. No Japão e no ocidente muitas crianças e adultos decidem dobrar mil grous de papel para enviar para o Parque da Paz em Hiroshima como prova de solidariedade e defesa da Paz no Mundo.
Neste monumento está inscrito o desejo das crianças:
Este é o nosso Grito
Esta é a nossa Prece
Paz no Mundo.